domingo, 12 de junho de 2011

ROMEU E JULIETA


             Quem nunca ouviu falar de Romeu e Julieta? Uma das peças shakespearianas mais encenadas, conhecidas e adaptas em todo o planeta. Suas diversas adaptações a transformaram numa das histórias mais famosas e mais vigorosas de toda a literatura e arte em geral. Mesmo na época de Shakespeare a peça era extremamente popular.
            A peça é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre os mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquétipo do amor juvenil. Pra você ver que não é brincadeira, bombons, tortas e até casal de cachorros são adotados de Romeu e Julieta. Isso não é atoa. A estrutura dramática usada por Shakespeare—especialmente os efeitos de comédia e tragédia para aumentar a tensão; o foco em personagens mais secundários para embelezar a história—tem sido elogiado como um sinal precoce de sua habilidade dramática e maturidade artística. Além disso, a peça atribui distintas formas poéticas aos personagens para mostrar que eles evoluem; Romeu, por exemplo, fica mais versado nos sonetos à medida que a trama segue.
Em mais de cinco séculos de realização, Romeu e Julieta tem sido adaptada nos infinitos campos e áreas do teatro, cinema, música e literatura.

No túmulo dos Capeletti, Romeu entra e vê o corpo de Julieta.
Romeu: - Oh! Destino cruel, o que eu fiz para merecer tamanha maldição?
Minha amada Julieta jaz desfalecida para sempre. Nunca mais vou poder sorver o néctar de seus lábios, nunca mais vou ouvir o doce murmúrio de sua voz, nunca mais vou poder tocar os seus cabelos macios, nunca mais sentirei o seu perfume... a minha vida sem ti não vale nada...oh! Minha Julieta!
Ele tira um frasco da algibeira (naquela época não existiam bolsos) e bebe o seu conteúdo.
Romeu: - Quero ir para junto de ti, minha amada! E o seu corpo tomba ao lado de Julieta.
Horas depois Julieta acorda na sepultura ao lado de Romeu e começa a chacoalhá-lo.
Julieta: - Acorda Romeu! Acorda! Chega de fazer teatro! Levanta-se, vamos nos casar e na semana que vem viajaremos para Hollywood para fazer cinema!
Romeu... Romeu...! Ro... Oh! Meu Deus, ele está morto! O príncipe da minha vida está morto!
Que desgraça! Como foi que isso aconteceu?
Ela vê o frasco caído no chão e se abaixa para apanhá-lo.
Julieta: - Você tomou isso, meu querido? Coca-Cola? Mas, isso é um veneno! ( Com adaptações da obra original).


Fonte: Romeu e Julieta. Disponível na Internet via WWW. URL: http://emersonsiqueira14.vilabol.uol.com.br/piadas/romeu_e_julieta.htm . 12 de junho de 2011.


Romeu e Julieta. Disponível na Internet via WWW. URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romeu_e_Julieta. 12 de junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário