sábado, 20 de agosto de 2011

É IMPORTANTE ESCREVER


            A língua portuguesa é o nosso instrumento de comunicação e é através da língua escrita ou falada que nós expressamos nossos sentimentos, nossas idéias, nossas dúvidas e certezas, nossas alegrias e tristezas.
            É também através da língua escrita que os homens de negócio iniciam ou terminam importantes transações. É a partir da língua escrita que um cientista pode divulgar suas descobertas para os seus e para todo o mundo. E, na busca da comunicação melhor e maior, o homem esquece-se de dizer obrigado à língua-mãe, banalizando-a e diminuindo-a à condição de objeto cortante, de poder censurador. No mundo há regras. Na vida há normas a serem seguidas, não com total silêncio, mas com murmúrios sensatos de quem sabe o que diz, ou no nosso caso, o que escreve.
            Com este trabalho, aprende-se que o poder da língua é soma. O poder da língua, a censura da língua - vista pelos poetas e literatos - existe para que esses possam ousar. Se tudo fosse livre, não teria nenhum sabor a liberdade.
            O uso padrão da língua tem hora e lugar para acontecer e é papel da universidade fornecer textos motivadores para que a língua formal, para que a língua padrão, seja utilizada em textos dissertativos e/ou argumentativos. Assim, se os ensinos fundamental e médio não foram suficientes para inspirar ou seduzir as pessoas para o ato de escrever, cabe à universidade não deixar que um indivíduo saia desse espaço sem saber organizar suas idéias e articular as palavras, transformando-as em períodos coesos e coerentes que formarão um texto claro para ele e para seus receptores.
            Portanto, escrever é importante antes, durante e depois da universidade, ou melhor, o ato de escrever se faz necessário para sempre na vida de qualquer pessoa.


Fonte: A importância do Ato de escrever. Disponível na Internet via WWW. URL: http://www.cintiabarreto.com.br/artigos/aimportanciadoatodeescrever_03.shtml. 20 de agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário