É, estamos quase em julho. Depois das provas... Recesso! Mais e ai, qual é o seu plano? Para quem planeja aproveitar julho e se divertir com as estreias do cinema e ver grandes talentos, as férias deste ano deverão repetir as do ano passado. Pelo menos são esses os planos de Hollywood: para agradar às crianças, aos adolescentes e às famílias que lotam os cinemas durante as férias de verão nos Estados Unidos, os grandes estúdios prepararam um pacote de lançamentos repleto de continuações de franquias de sucesso. Além do aguardado Harry Potter e as relíquias da morte – parte 2, que encerra a saga multibilionária do jovem bruxo e seus colegas de Hogwarts, as salas de exibição serão invadidas no próximo mês pelos enormes robôs de Transformers, do diretor Michael Bay, que aderiu ao 3D pela primeira vez. As duas grandes estreias dividirão espaço com os filmes mais recentes das séries X-men, Carros, Kung Fu Panda, Se beber não case e Piratas do Caribe, no maior déjà-vu coletivo da história do cinema.
A frequência aos cinemas, normalmente concentrada aos sábados e domingos, aumenta sensivelmente nos outros dias da semana. Investir em grandes estrelas, fórmulas consagradas e franquias que já provaram sua capacidade de arrecadar é a maneira mais segura de aproveitar o aumento do público.
A estratégia não é novidade, mas chegou a seu ápice em 2011. Ao todo, o ano terá 27 sequências. Um recorde histórico. A marca anterior, 23, havia sido estabelecida há oito anos. A julgar pelas bilheterias recentes, o público gosta das repetições. Em 2010, três dos cinco filmes mais vistos no mundo foram sequências (Toy Story 3, Harry Potter e as relíquias da morte – parte 1 e Shrek para sempre). O mesmo vale para o filme campeão deste ano, Piratas do Caribe: navegando em águas misteriosas, que ainda está em cartaz e só corre o risco de perder para outra continuação – Harry Potter é o candidato natural ao título.
Os filmes que disputarão espaço com as continuações também não trazem grandes lições de originalidade. Capitão América: o primeiro vingador, aposta da Marvel para as férias, busca repetir o sucesso de heróis como Thor e Homem de Ferro e revisita a fórmula de X-Men: primeira classe, ao introduzir elementos de fantasia em grandes momentos da história. A programação para as férias também inclui Larry Crowne, uma comédia romântica com Tom Hanks e Julia Roberts, dois ícones do gênero. E não se pode esquecer de Os pinguins do papai, mais uma comédia em que Jim Carrey interage com animais e repete as caretas de Ace Ventura. Quase uma continuação.
Ao contrário do que ocorreu nos últimos anos, quem quiser evitar a maratona de continuações – ou ao menos descansar entre um blockbuster e outro – pode encontrar refúgio no cinema nacional. Contrariando a estratégia usual dos estúdios brasileiros, duas comédias nacionais devem concorrer com as produções estrangeiras. Uma delas, Qualquer gato vira-lata, com Cléo Pires, já está em cartaz e ultrapassou 500 mil espectadores. A outra é Cilada.com, do ator e roteirista Bruno Mazzeo, baseada na série de televisão Cilada.
Fonte:
Férias sem risco. Disponível na Internet via WWW. URL: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI243901-15220,00-FERIAS+SEM+RISCO.html. 26 de junho de 2011. (Com adaptações)
Nenhum comentário:
Postar um comentário