segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CIRCUITO DE CIÊNCIAS


Bom, como havíamos mencionado anteriormente, fomos á feira de ciências no CED 03. Lá, fomos muito bem tratados e pudemos contar com verdadeiros talentos, tais como; o projeto do Cenebraz sobre papel reciclado, projeto da EC03 sobre origami, outro projeto do Cenebraz onde as crianças identificam animais nas pedrinhas e pintam com tinta natural da terra, alunos da escola classe Incra 07 relata a importância da natureza, escola almécegas fala sobre a importância das minhocas para a fertilização e recuperação dos solos, a escola classe 08 mostra a movimentação das placas tectônicas... Muitos projetos interessantes, então não deixe de ver as fotos desse dia maravilhoso.
Obrigado pela sua visita,
Talento, Dom e Fama.

sábado, 27 de agosto de 2011

NOVOS INTEGRANTES

Oba! Tem gente nova no pedaço, eles vão nos ajudar a progredir ainda mais com o projeto. Hoje (27), iremos a feira de ciências do CED 03, onde será realizado exposições de trabalhos realizados pelos alunos do Cenebraz e outros. Esperamos descobrir novos talentos!
Talento, Dom e Fama

terça-feira, 23 de agosto de 2011

FRASE DO DIA

"Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso".
Dale Carnegie

PESQUISA DE CAMPO

A pesquisa de campo já está feita e amanhã vamos entregar para a professora Lina para a verificação. Estamos anciosos para começarmos logo, pois a apresentação dos dados coletados está próxima. Esperamos uma vaga na sala ambiente, estamos nos esforçando para que isso aconteça.
Talento, Dom e Fama

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

AÇÃO DO DIA

Hoje a Rede Globo foi na escola Centro Educacional 03 de Brazlândia, para fazer uma entrevista com o Rock Street Crew e alguns alunos da escola. Tivemos uma palestra com o Paulo Humberto sobre o espaço de lazer de nossa cidade, drogas e preservação ao meio ambiente.
"... O tempo é cruel" disse Paulinho em sua palestra. Temos que lutar pelos nossos objetivos, pela nossa cidade, por um lugar melhor. Brazlândia é cheia de talentos... Mostre isso para o mundo!
 Não percam nesta quarta-feira (24) no DF TV segunda edição.
Abraços,
Talento, Dom e Fama.

FRASE DO DIA

"As Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!"
Bob Marley

LENDA DA IARA


Também conhecida como a “mãe das águas”, Iara é uma personagem do folclore brasileiro. De acordo com a lenda, de origem indígena, Iara é uma sereia (corpo de mulher da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo) morena de cabelos negros e olhos castanhos.
A lenda conta que a linda sereia fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto. As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pajé (chefe religioso indígena, curandeiro) pode livrar o homem do feitiço.

Origem da personagem

Contam os índios da região amazônica que Iara era uma excelente índia guerreira. Os irmãos tinham ciúmes dela, pois o pai a elogiava muito. Certo dia, os irmãos resolveram matar Iara. Porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa. Após ter feito isso, Iara fugiu para as matas. Porém, o pai a perseguiu e conseguiu capturá-la. Como punição, Iara foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.

Curiosidade

- A palavra Iara é de origem indígena. Yara significa “aquela que mora na água”.

DIA DO FOLCLORE

 
            Hoje é o dia do folclore. Vamos entender um pouco mais sobre isso?
O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:

Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos àqueles que encontram pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Curiosidades:

- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.
- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém-criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
- A palavra folclore é de origem inglesa. O termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.
- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

domingo, 21 de agosto de 2011

A ÚLTIMA CRÔNICA


A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever. A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida. Visava ao circunstancial, ao episódico. Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial. Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: "assim eu quereria o meu último poema". Não sou poeta e estou sem assunto. Lanço então um último olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crônica.

Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou também à mesa: mal ousa balançar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém, que se preparam para algo mais que matar a fome.

Passo a observá-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom, inclinando-se para trás na cadeira, e aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. A mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom. Este ouve, concentrado, o pedido do homem e depois se afasta para atendê-lo. A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali. A meu lado o garçom encaminha a ordem do freguês.

O homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho - um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma pequena fatia triangular. A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a comer? Vejo que os três, pai, mãe e filha, obedecem em torno à mesa um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de plástico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. A filha aguarda também, atenta como um animalzinho. Ninguém mais os observa além de mim.

São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente na fatia do bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore e sopra com força, apagando as chamas. Imediatamente põe-se a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam, discretos: "Parabéns pra você, parabéns pra você..." Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa. A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo. A mulher está olhando para ela com ternura - ajeita-lhe a fitinha no cabelo crespo, limpa o farelo de bolo que lhe cai ao colo. O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. Dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido - vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso.

Assim eu quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso."

Fernando Sabino

FRASE DO DIA

"De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro".
Fernando Sabino

FERNANDO SABINO


Fernando Tavares Sabino (Belo Horizonte, 12 de outubro de 1923 — Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2004) foi um escritor e jornalista brasileiro.
 Durante a adolescência, foi locutor de programa de rádio Pila No Ar e começou a colaborar regularmente com artigos, crônicas e contos em revistas da cidade, conquistando prêmios em concursos.
No início da década de 1940, começou a cursar a Faculdade de Direito e ingressou no jornalismo como redator da Folha de Minas. O primeiro livro de contos, Os grilos não cantam mais, foi publicado em 1941, no Rio de Janeiro quando o autor tinha apenas dezoito anos, e sendo que alguns contos do livro foram escritos quando Fernando Sabino tinha apenas quatorze anos.
Tornou-se colaborador regular do jornal Correio da Manhã, onde conheceu Vinicius de Moraes, de quem se tornou amigo.
Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1944. Depois de se formar em Direito na Faculdade Federal do Rio de Janeiro em 1946, viajou com Vinicius de Moraes aos Estados Unidos da América, onde morou por dois anos em Nova Iorque com sua primeira esposa Helena Sabino e a primogênita Eliana Sabino.
O encontro marcado, uma de suas obras mais conhecidas, foi lançado em 1956, ganhando edições até no exterior, além de ser adaptada para o teatro. Sabino decidiu, então (1957), viver exclusivamente como escritor e jornalista. Iniciou uma produção diária de crônicas para o Jornal do Brasil, escrevendo mensalmente também para a revista Senhor.
Em 1960, Fernando Sabino publicou o livro O homem nu, pela Editora do Autor, fundada por ele, Rubem Braga e Walter Acosta. Publicou, em 1962, A mulher do vizinho, que recebeu o Prêmio Fernando Chinaglia, do Pen Club do Brasil.
Em 1966, fez a cobertura da Copa do Mundo de Futebol para o Jornal do Brasil. Fundou, em 1967, em conjunto com Rubem Braga, a Editora Sabiá, onde publicou livros de Vinicius de Moraes, Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Clarice Lispector, entre outros.
Publicou O grande mentecapto em 1979, iniciado mais de trinta anos antes. A obra, que lhe rendeu o Prêmio Jabuti, e acabaria sendo adaptada para o cinema, com direção de Oswaldo Caldeira, em 1989, e também para o teatro. Em julho de 1999, recebeu da Academia Brasileira de Letras o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra.
Faleceu em sua casa em Ipanema (zona sul no Rio de Janeiro), vítima de câncer no fígado, às vésperas do 81º aniversário. A pedido, o epitáfio é o seguinte: "Aqui jazz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino!"

sábado, 20 de agosto de 2011

É IMPORTANTE ESCREVER


            A língua portuguesa é o nosso instrumento de comunicação e é através da língua escrita ou falada que nós expressamos nossos sentimentos, nossas idéias, nossas dúvidas e certezas, nossas alegrias e tristezas.
            É também através da língua escrita que os homens de negócio iniciam ou terminam importantes transações. É a partir da língua escrita que um cientista pode divulgar suas descobertas para os seus e para todo o mundo. E, na busca da comunicação melhor e maior, o homem esquece-se de dizer obrigado à língua-mãe, banalizando-a e diminuindo-a à condição de objeto cortante, de poder censurador. No mundo há regras. Na vida há normas a serem seguidas, não com total silêncio, mas com murmúrios sensatos de quem sabe o que diz, ou no nosso caso, o que escreve.
            Com este trabalho, aprende-se que o poder da língua é soma. O poder da língua, a censura da língua - vista pelos poetas e literatos - existe para que esses possam ousar. Se tudo fosse livre, não teria nenhum sabor a liberdade.
            O uso padrão da língua tem hora e lugar para acontecer e é papel da universidade fornecer textos motivadores para que a língua formal, para que a língua padrão, seja utilizada em textos dissertativos e/ou argumentativos. Assim, se os ensinos fundamental e médio não foram suficientes para inspirar ou seduzir as pessoas para o ato de escrever, cabe à universidade não deixar que um indivíduo saia desse espaço sem saber organizar suas idéias e articular as palavras, transformando-as em períodos coesos e coerentes que formarão um texto claro para ele e para seus receptores.
            Portanto, escrever é importante antes, durante e depois da universidade, ou melhor, o ato de escrever se faz necessário para sempre na vida de qualquer pessoa.


Fonte: A importância do Ato de escrever. Disponível na Internet via WWW. URL: http://www.cintiabarreto.com.br/artigos/aimportanciadoatodeescrever_03.shtml. 20 de agosto de 2011.

POEMA DO DIA

"Falar é completamente fácil,
quando se têm palavras em mente
que expressem sua opinião.

Difícil é expressar por gestos e atitudes
o que realmente queremos dizer,
o quanto queremos dizer,
antes que a pessoa se vá".

Carlos Drummond de Andrade

RUCA - LER E RELER


Desenho que incentiva a leitura. É o que toda criança deveria ver!

POEMA DE CECÍLIA MEIRELES


Nem tudo é fácil
É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste.
É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada
É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre.
É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia.
É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua.
É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo.
É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar.
É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo.
Se você errou, peça desculpas...
É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
Se alguém errou com você, perdoa-o...
É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo, diga...
É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar
alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça...
É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o...
É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida... Mas, com certeza, nada é impossível
Precisamos acreditar ter fé e lutar
para que não apenas sonhemos, Mas também tornemos todos esses desejos,
realidade!

LITERATURA BRASILEIRA


Quinhentismo (século XVI)
Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreu no começo da colonização. Representante da Literatura Jesuíta ou de Catequese destaca-se Padre José de Anchieta com seus poemas, autos, sermões cartas e hinos. O objetivo principal deste padre jesuíta, com sua produção literária, era catequizar os índios brasileiros. Nesta época, destaca-se ainda Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Através de suas cartas e seu diário, elaborou uma literatura de Informação (de viagem) sobre o Brasil. O objetivo de Caminha era informar o rei de Portugal sobre as características geográficas, vegetais e sociais da nova terra.

Barroco (século XVII)
Essa época foi marcada pelas oposições e pelos conflitos espirituais. Esse contexto histórico acabou influenciando na produção literária, gerando o fenômeno do barroco. As obras são marcadas pela angústia e pela oposição entre o mundo material e o espiritual.  Metáforas, antíteses e hipérboles são as figuras de linguagem mais usadas neste período. Podemos citar como principais representantes desta época: Bento Teixeira, autor de Prosopopéia; Gregório de Matos Guerra (Boca do Inferno), autor de várias poesias críticas e satíricas; e padre Antônio Vieira, autor de Sermão de Santo Antônio ou dos Peixes.

Neoclassicismo ou Arcadismo (século XVIII)
O século XVIII é marcado pela ascensão da burguesia e de seus valores. Esse fato influenciou na produção da obras desta época. Enquanto as preocupações e conflitos do barroco são deixados de lado, entra em cena o objetivismo e a razão. A linguagem complexa é trocada por uma linguagem mais fácil. Os ideais de vida no campo são retomados (fugere urbem = fuga das cidades) e a vida bucólica passa a ser valorizada, assim como a idealização da natureza e da mulher amada. As principais obras desta época são: Obra Poética de Cláudio Manoel da Costa, O Uraguai de Basílio da Gama, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu de Tomás Antonio Gonzaga, Caramuru de Frei José de Santa Rita Durão.

Romantismo (século XIX)
A modernização ocorrida no Brasil, com a chegada da família real portuguesa em 1808, e a Independência do Brasil em 1822 são dois fatos históricos que influenciaram na literatura do período. Como características principais do romantismo, podemos citar: individualismo, nacionalismo, retomada dos fatos históricos importantes, idealização da mulher, espírito criativo e sonhador, valorização da liberdade e o uso de metáforas. As principais obras românticas que podemos citar: O Guarani de José de Alencar, Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, Espumas Flutuantes de Castro Alves, Primeiros Cantos de Gonçalves Dias. Outros importantes escritores e poetas do período: Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza.

Realismo - Naturalismo (segunda metade do século XIX)
Na segunda metade do século XIX, a literatura romântica entrou em declínio, juntos com seus ideais. Os escritores e poetas realistas começam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano. Como características desta fase, podemos citar: objetivismo, linguagem popular, trama psicológica, valorização de personagens inspirados na realidade, uso de cenas cotidianas, crítica social, visão irônica da realidade. O principal representante desta fase foi Machado de Assis com as obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista. Podemos citar ainda como escritores realistas Aluisio de Azedo autor de O Mulato e O Cortiço e Raul Pompéia autor de O Ateneu.

Parnasianismo (final do século XIX e início do século XX)
O parnasianismo buscou os temas clássicos, valorizando o rigor formal e a poesia descritiva. Os autores parnasianos usavam uma linguagem rebuscada, vocabulário culto, temas mitológicos e descrições detalhadas. Diziam que faziam a arte pela arte. Graças a esta postura foram chamados de criadores de uma literatura alienada, pois não retratavam os problemas sociais que ocorriam naquela época. Os principais autores parnasianos são: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho.

Simbolismo (fins do século XIX)
Esta fase literária inicia-se com a publicação de Missal e Broqueis de João da Cruz e Souza. Os poetas simbolistas usavam uma linguagem abstrata e sugestiva, enchendo suas obras de misticismo e religiosidade. Valorizavam muito os mistérios da morte e dos sonhos, carregando os textos de subjetivismo. Os principais representantes do simbolismo foram: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.

Pré-Modernismo (1902 até 1922)
Este período é marcado pela transição, pois o modernismo só começou em 1922 com a Semana de Arte Moderna. Está época é marcada pelo regionalismo, positivismo, busca dos valores tradicionais, linguagem coloquial e valorização dos problemas sociais. Os principais autores deste período são: Euclides da Cunha (autor de Os Sertões), Monteiro Lobato, Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e Augusto dos Anjos.

Modernismo (1922 a 1930)
Este período começa com a Semana de Arte Moderna de 1922. As principais características da literatura modernista são: nacionalismo, temas do cotidiano (urbanos), linguagem com humor, liberdade no uso de palavras e textos diretos. Principais escritores modernistas: Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Alcântara Machado e Manuel Bandeira.

Neo-Realismo (1930 a 1945)
Fase da literatura brasileira na qual os escritores retomam as críticas e as denúncias aos grandes problemas sociais do Brasil. Os assuntos místicos, religiosos e urbanos também são retomados. Destacam-se as seguintes obras: Vidas Secas de Graciliano Ramos, Fogo Morto de José Lins do Rego, O Quinze de Raquel de Queiróz e O País do Carnaval de Jorge Amado. Os principais poetas desta época são: Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles.

Fonte: Literatura Brasileira. Disponível na Internet via WWW. URL: http://www.suapesquisa.com/literaturabrasil/. 20 de agosto de 2011.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA


Atualmente a leitura está sendo deixada de lado. A falta de interesse das pessoas pela leitura é um grande fator para as pessoas não lerem mais. Os computadores, aparelhos televisores, videogames estão "ocupando" o lugar dos livros. Esta semana, gostaríamos de fazer uma conscientização para que possamos ter novos autores e grandes leitores em nossa comunidade de Brazlândia. Não percam as postagens esta semana.
Abraços,
Talento, Dom e Fama

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

NOVO TALENTO NASCENDO!

Nossos Sonhos BizarrosChristina Grimmie
É mais conhecida por seu vídeo com Sam Tsui, cover de Just a Dream de Nelly, que teve mais de 27 milhões de visualizações a partir de 12 de junho de 2011. Ela vem conquistando as pessoas com sua voz encantadora e sua ousadia com a musica, em junho de 2011, Christina já contava com mais de 17 milhões de visualizações no seu canal, o que a fez o sétimo músico mais seguido do YouTube de todos os tempos, naquele momento.
Ela lançou um EP, intitulado Find Me, em 14 de junho de 2011.O primeiro single “Advice” de Christina Grimmie teve sua estréia dia 14/07 na Rádio Disney americana. Na primeira semana ficou em 3° lugar no Top 3 da rádio e logo depois já estava em boas posições no Top 30.
Hoje (15/08) um dia depois do seu álbum de estréia “Find Me” completar um mês de lançamento, Christina entrou oficialmente no Top 10 da Rádio Disney, na 10° posição!
Isso foi uma grande conquista para a nossa diva, porém ela merece mais não é mesmo?! Então vamos todos continuar pedindo muito no site da 
Rádio Disney americana a música “Advice”.
Para mais informações visite os sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Christina_Grimmie     

terça-feira, 16 de agosto de 2011

TORRE DE TV


A Torre de TV de Brasília é uma torre de transmissão televisiva construída em Brasília e inaugurada em 1967 com 224 metros de altura, contendo o Museu das Gemas. Possui um mirante panorâmico a 75 metros de altura com capacidade para 150 pessoas, que foi inaugurado em 1965. Há duas atrações turísticas localizadas junto à sua base — uma tradicional feira de artesanato e a Praça das Fontes. À sua frente encontra-se a escultura "Era Espacial" de Alexandre Wakenwith.

domingo, 14 de agosto de 2011

STREET

O trabalho de Educação Física está estimulando o nosso grupo a aprender um pouco mais sobre a cultura hip hop. Na sexta-feira (12/08), nós nos reunimos com o professor de dança Alex para montarmos a nossa coreografia.
 A cada erro em nossos passos, a disposição e a dedicação do nosso professor nos ajuda a continuar e a dar o melhor de nós mesmos. E como ele disse antes de começarmos a ensaiar: “Que isso seja mais que um trabalho. Que seja um incentivo para que vocês gostem e continuem a dançar. Deem o melhor de vocês!”.
Cinco, seis, sete, oito...

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ROCK IN RIO

             Em 13 de julho comemora-se o dia mundial do rock. Resolvemos falar então, do rock in Rio, que começará em setembro de 2011. Vamos lá?
             Rock in Rio é um festival de música idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e realizado pela primeira vez em 1985. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome, tornou-se um evento de repercussão mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição internacional em Lisboa, Portugal.
Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve nove edições, três no Brasil, quatro em Portugal e duas na Espanha. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.
A próxima edição do festival será realizada nos dias 23, 24, 25, 29, 30 de Setembro e 01 e 2 de outubro de 2011, no Parque Olímpico Cidade do Rock, no Rio de Janeiro.
Fonte:
Rock in Rio. Disponível na Internet via WWW. http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_in_Rio. 10 de agosto de 2011 ás 18h 10min.

20 DE JULHO

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Gostaria de começar o dia com essa frase. Infelizmente não postamos nada no dia do amigo, então a nossa homenagem será feita hoje e principalmente porque todos os dias é o dia INTERNACIONAL DA AMIZADE, não é mesmo?


Este projeto nos mostra o quanto é bom ter alguém que se interesse pelas nossas ideias, que luta pelo mesmo objetivo e que acredita na nossa capacidade.
Parabéns amigo!
Talento, Dom e Fama

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FRASE DO DIA

"Quem acredita sempre alcança".
Renato Russo

O TRABALHO CONTINUA

Bem, acabaram-se as férias e o nosso trabalho continua... Primeiramente, gostaríamos de pedir desculpas pelos dias que não postamos, mas estamos com muitas novidades e nesta semana estaremos postando pra você ficar por dentro de tudo!
Amanhã temos reunião, onde discutiremos o nosso jornal, o mutirão, entrevistas entre outras novidades que preparamos pra você neste recesso. Fique por dentro de tudo e não deixe de comentar...
Talento, Dom e Fama.

ADEUS AMY


 No dia 23 de julho, por volta das 16h do horário local (13h de Brasília), o mundo perdeu uma artista muito talentosa; Amy Winehause (23). Muitas pessoas ficaram profundamente entristecidas com a perda súbita de Amy. A polícia de Londres encontrou o corpo da cantora na casa onde ela morava em Camden, na Inglaterra. A morte ainda é um mistério, porém há rumores de que ela tenha sofrido overdose de drogas.Segundo comunicado reproduzido pelo site TMZ, “a polícia foi chamada pelo Serviço Londrino de Ambulância em um endereço na Camden Square NW1 pouco antes das 16h05 (horário de Londres) do sábado, 23 de julho, com relatos de que uma mulher de 27 anos estaria desacordada”. Ao chegar, oficiais confirmaram a morte da mulher no local.
O mundo sentirá falta de sua voz rouca, Amy!